Quem somos

Missão

“ Ser mediadora na vida de crianças, adolescentes, jovens e adultos para o exercício da cidadania. ”

Visão

“Ser referência e apoio na formação humana, proporcionando espaço e reflexão criativa e ações solidárias.”

Valores

“Responsabilidade social, Solidariedade e cooperação, Respeito mútuo e aos valores democráticos e Valorização da família.”

Histórico da ACMZ

A Associação Cristã Mãe Zazá foi fundada oficialmente em 1988, por Lázara Veiga Catellani, carinhosamente chamada de Mãe Zazá, poetisa que iniciou um trabalho social no bairro Cidade Ipava, envolvendo a comunidade local na luta por melhorias na região, no inicio da década de 80. 

Na ocasião havia grande carência de serviços básicos de infraestrutura, como energia elétrica, água encanada, asfalto e segurança, e a ausência de serviços públicos essenciais como saude e educação. 

Diante das necessidades do bairro e da população, a maioria em situação de vulnerabilidade, a Mãe Zazá se uniu aos moradores locais para as reivindicações que resultaram em muitas conquistas.

A primeira creche do bairro, Creche Mãe Zazá, foi inaugurada em 04 de abril de 1988 na Rua Guaecá, 83, atendendo 60 crianças de 3 a 6 anos e 11 meses, em período integral, um convênio da Associação Cristã Mãe Zazá e a Secretaria Municipal de Assistência Social. 

A creche foi construída com a participação da comunidade em sistema de mutirão e com os recursos que a poetisa Lázara arrecadava com a venda de seus livros de porta em porta com a participação de moradores locais, outro meio de arrecadar fundos era o bazar abastecido com doações de benfeitores.  

A primeira creche no bairro Cidade Ipava, tendo sido um marco para a Região Sul, em especial para as mães que buscavam o trabalho remunerado e não contavam com nenhum local onde pudesse deixar os seus filhos.

Um ano depois, no mesmo prédio da creche, passou a funcionar o primeiro posto de saude da região, mais uma conquista celebrada por todos.

O Posto de Saude funcionou no local por cinco anos, com atendimentos médico, de enfermagem, vacinas, etc.

Com recursos da venda dos livros de Lázara, ações coletivas e doações, no inicio da década 90, a Associação Cristã Mãe Zazá comprou um terreno na Rua Utucura, 11 e construiu um prédio para o ensino de cursos técnicos.

Cursos de cabeleireiro, teatro artesanato, pintura, datilografia e outros, o Centro Profissionalizante funcionou por 3 anos. 

Em 15 de maio de 1996 passa a funcionar neste mesmo local a segunda Creche Mãe Zazá, atendendo 59 crianças com idade de 2 anos a 3 anos e 11 meses em período integral. 

Em 2000 as creches de São Paulo passaram para a Secretaria Municipal de Educação, com a mudança de secretaria, muda a nomenclatura das Creches Mãe Zazá para CEI Mãe Zazá I e CEI Mãe Zazá II. 

Em  2009, por não ter condições e motivos financeiros para dar continuidade ao trabalho e a essa linda trajetória  da Associação Crista Mãe Zazá,  a  presidente Dona Lazara  Veiga Catellani, procurou a Sociedade Santos Mártires (SSM)  para passar o atendimento realizado nas duas unidades de  CEIs. 

A diretoria da SSM avaliou a prestação de serviços realizada pela ACMZ e, em comum acordo entre as instituições, e profissionais da SSM cuidou do processo de reordenamento institucional. 

Em julho de 2010 o CEI Mãe Zazá I, – A Sociedade Santos Mártires (Padre Jaime) assume, em parceria a Associação Cristã Mãe Zazá e, a gestão das creches e a equipe de funcionários e as crianças e famílias, mudando  para a antiga casa da Lazara, situada na Avenida Taquandava, 174/164.

E assim as mudanças foram acontecendo, foi realizada em mutirão com a participação das professoras e das famílias o espaço foi adaptado e foi possível ampliar o atendimento de um número maior de crianças. 

Em 2014 – Festa de comemoração dos 26 anos da Associação Cristã Mãe Zazá na Comunidade São Lucas com pais e repensáveis, Equipe de profissionais juntamente com as crianças e famílias, a Comunidade. 

Em 26/09/2015 – Falecimento da Saudosa “Mãe Zazà” (Lázará Veiga Catellani)

Em 2016 foi inaugurada a primeira creche pública na Cidade Ipava e, que recebeu o nome de CEMEI Lazara Veiga Catellani, em homenagem a poetisa que fundou a primeira creche do bairro.

Em 2019 – O CEI Mãe Zazá I atende 144 crianças de 1 ano a 3 anos e 11 e o CEI Mãe Zazá II atende 95 crianças de 1 ano a 3 anos e 11 meses.

Toda a Equipe do CEI Mãe Zazá I e II se unem para comemorar os 30 anos da Associação Cristã Mãe Zazá, em parceria com a Sociedade Santos Mártires, ONG Conviver é Viver e todos que fizeram ou fazem parte desta história.

Em 2020 o CEI Mãe Zazá I atende 149 bebês e crianças de 0 ano a 3 ano e 11 meses e o CEI Mãe Zazá II atende 101 bebês e crianças de 1 ano a 3 anos e 11 meses em período integral, totalizando 250 bebês e crianças atendidas.

Assinou o termo colaboração com a SECRETARIA DA JUSTIÇA e, a parceria e atendimento ao Programa de Proteção à Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte- PPCAAM/SP, de Setembro/ 2020 à Agosto/202l, atendendo um total de  ……….. crianças e adolescentes.

Em 2021, 2022, 2023, ACMZ, continua o trabalho com todo amor e carinho, totalmente dedicado as nossas crianças, com a manutenção do espaço para se tornar um ambiente agradável e acolhedor, visando um bom atendimento as crianças, famílias e comunidade.